Pesquisar este blog

17 de março de 2009

F1: Campeão será decidido pelo número de vitórias

A FIA acaba de divulgar o novo sistema de disputa para a temporada 2009 da F1, agora o campeão será o piloto que tiver o maior número de vitórias no ano, independentemente do número de pontos que obtiver, pontuação aliás que continua a mesma, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1, e servirá pra definir o restante das colocações no campeonato de pilotos e no campeonato de equipes, além de ser o critério de desempate no caso de dois ou mais pilotos empatarem no número de vitórias.

Com essa nova regra, Felipe Massa seria campeão no ano passado, já que tinha uma vitória a mais que Lewis Hamilton (aquela de Spa, hehe).

É uma situação bastante confusa, já que um piloto que seja bastante regular durante o ano, pode somar muito mais pontos que o provável campeão, ou se um piloto vencer 5 ou 6 corridas no início do ano, seria muito difiícil que ele perdesse o título, mesmo que não completasse mais nenhuma corrida até o final da temporada.

Confesso que a princípio não gostei muito da idéia não, privilegiar a vitória é uma coisa, mas isso já chega ao extremo, mais uma idéia mirabolante do já gagá Bernie Ecclestone.

É esperar pra ver no que isso vai dar, a temporada que já prometia ser muito louca, agora pirou de vez!! E que venha Melbourne